SBMz logowhi

A Sociedade

A Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, criada em 1985, com a missão de congregar, organizar e amparar profissionais, cientistas, alunos e cidadãos que atuam ou estão preocupados com temáticas ligadas à pesquisa e conservação de mamíferos.

Atua frente a órgãos governamentais, Conselhos Regionais e Federal de Biologia, e instituições privadas, representando e defendendo os interesses dos sócios, e atendendo a consultas em questões ligadas a mamíferos.

Oferece e apoia cursos de Mastozoologia em níveis de graduação e pós-graduação, além de conceder auxílio financeiro para participação em encontros científicos nacionais e internacionais. Além disso, ajuda a estabelecer e zelar por padrões éticos e científicos próprios da Mastozoologia brasileira.

A SBMz enquanto sociedade tem como principais objetivos e finalidades:

Congregar os estudiosos e interessados em geral na Mastozoologia;

Incrementar a comunicação entre esses estudiosos;

Promover e incentivar as atividades relacionadas aos estudos de mamíferos;

Estimular o contato com sociedades internacionais e nacionais afins;

Representar os mastozoólogos brasileiros junto à Comunidade Científica Nacional e Internacional, assim como a Entidades Governamentais e Privadas;

Zelar pela preservação da fauna dos mamíferos brasileiros e de seus hábitats;

Atender a consultas de Instituições Públicas e Privadas;

Divulgar o conhecimento de mamíferos junto à Comunidade Brasileira;

Incentivar a criação de cursos de Mastozoologia em níveis de graduação e pós-graduação, bem como a concessão de bolsas e auxílios financeiros para formação de mastozoólogos no país.

Estabelecer e zelar por padrões éticos e científicos próprios da Mastozoologia brasileira.

A SBMz foi fundada durante o XII Congresso Brasileiro de Zoologia, realizado em Campinas, em fevereiro de 1985. Desde então, cresceu em número de sócios, e organiza congressos próprios a cada dois anos, além de apoiar e promover eventos regionais.

Boletim da Sociedade Brasileira de Mastozoologia, possui três números anuais, e está classificado como B3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na área de Biodiversidade.

Uma awpSAREMntiga parceria com a Sociedad Argentina para el Estudio de los Mamíferos (SAREM) fornece aos sócios a revista Mastozoologia Neotropical.

Livros acerca de mamíferos brasileiros também são publicados com o auxílio financeiro da SBMz e distribuídos aos sócios.

relamA SBMz faz parte da Red Latinoamericana de Mastozoología (RELAM), o que abre portas para cooperação com pesquisadores de 12 países latino-americanos e do fórum da International Federation of Mammalogists (IFM).

A cooperação com a Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ) e a Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (SBEQ) facilita a participação nos congressos destas sociedades, promovendo o intercâmbio de informação entre seus associados.

 

Atualmente o Brasil apresenta uma comunidade científica mastozoológica madura e conectada, que congrega profissionais, alunos e simpatizantes das diversas áreas do conhecimento e que está representada pela SBMz desde a sua criação.